Ju Pereira
Como atrair clientes de consultoria usando o instagram?
Uma pesquisa da We Are Social e da Meltwater mostrou que o Instagram é a terceira mídia social mais utilizada no Brasil em 2023 chegando em 113,5 milhões de usuários.
Com o passar dos anos e as novas atualizações desse canal de comunicação ele passou a não ser somente uma mídia onde você compartilha momentos com os seus amigos, mas um canal essencial para garantir o seu sucesso no seu processo de vendas. E isso se aplica para todos os tipos de mercado, incluindo o da consultoria!
Você, consultora, deve investir em conteúdos para esse canal super importante para o seu processo de prospecção e aqui daremos algumas orientações para dominar.
PREPARE UMA LINHA EDITORIAL
A linha editorial é um processo muito importante para o sucesso do seu Instagram e antes de começar a planejá-la você precisa ter definido o seu mercado, incluindo o seu nicho e persona.
Essa estratégia é derivada do jornalismo e ainda que nas mídias sociais seja diferente, em sua essência segue a mesma linha de raciocínio. Entenda:
Eu sei que parece coisa de outro século, mas tente lembrar os tempos em que líamos jornal. Ele sempre seguia uma linha de raciocínio, certo? Se o jornal fazia cobertura de São Paulo com certeza você não encontraria notícias do Rio de Janeiro, por exemplo. E essa era a linha editorial dele.
Ela é um guia, um escopo para determinado canal de comunicação (instagram, tik tok, blog, newsletter, entre outros) que serve para que a identidade da marca seja reconhecida e o público alvo/persona seja alcançada.
Aqui no Consultora Expert, por exemplo, temos os assuntos de Rotulagem, Ficha Técnica, Consultoria como linha editorial.
FUNIL DE CONTEÚDO
Dentro do marketing digital existe um negócio chamado funil de vendas, onde o cliente passa por uma jornada antes de virarem oficialmente um cliente (isso pode ser assunto para um outro post).
Durante a Jornada de Compra o nosso cliente passa por diversas etapas, principalmente o Instagram. Por isso, é muito importante trabalharmos o funil de conteúdo desse canal.
Vamos pensar em todo esse processo como um relacionamento, até você casar com a pessoa amada você precisa primeiro ter uma atração por ela, passando pelo xaveco, pedido de namoro, noivado e enfim o casamento!

O funil de conteúdo é basicamente isso, só que pensando na venda.
Topo do funil - Atração
O momento da atração é aquele que você produz conteúdo com o principal objetivo de convidar o seu potencial cliente a conhecer o seu perfil. Mas diferente de um flerte na vida amorosa, aqui não vale papo furado, ta? No topo do funil você deve apostar e, conteúdos que tenham um bom alcance, então aposte nos CTAs, reels e carrosséis.
Meio do funil - Retenção
Partiu primeiro encontro? Aqui na retenção o seu potencial cliente já conheceu as suas mídias e é um novo seguidor, então temos que usar estratégias para mantê-lo por perto. Devemos oferecer conteúdos onde ele conheça ainda mais o nosso serviço.
Fundo do funil - Conversão
Aqui é onde acontece a transição de ficante → namoro → casamento. É o momento da venda! Esse público é o que realmente se interessa por o seu serviço e te acompanha diariamente através dos stories, por exemplo. Aposte em conteúdos mais aprofundados e que o seu público procure. Interaja por direct, comentários e caixinhas de perguntas nos stories.
Uma dica: Enquanto estiver montando a sua linha editorial considere todas essas fases do funil.
ATRAINDO CLIENTES ATRAVÉS DO INSTAGRAM
A sua linha editorial é sim muito importante, mas o perfil é sim julgado pela capa, então para que você tenha certeza que vão ler todo esse conteúdo preparado com tanta estratégia você também tem que prestar atenção nos pontos abaixo:
Bio
Ela é a sua vitrine e o primeiro contato que o potencial cliente vai ter com o seu perfil. Por isso, ela deve ser limpa, simples, direta e que chame a atenção.
Nela deve conter:
O que você faz ou vende

Mostre sua autoridade
Aposte em emojis
Link para o seu site
Whatsapp
Não esqueça dos destaques! Neles você pode deixar fixados os conteúdos sobre você, sobre o seu produto, feedbacks e aquelas dúvidas mais frequentes.

Poste com frequência
Manter uma frequência nas postagens vai ajudar você com os algoritmos e ter um melhor alcance. Mantenha o seu perfil atualizado, tenha qualidade e quantidade nos seus posts, despertando a curiosidade do seu seguidor.
Mantenha a qualidade e quantidade dos seus posts, e analise as métricas dadas pelo instagram:
Quantos posts por dia são suficientes?
Qual o melhor horário de publicação?
Qual o melhor dia para publicar?
Use e abuse dos recursos do instagram
Durante o planejamento da sua linha editorial pense em conteúdos para cada tipo de recurso, cada um tem o seu objetivo e potencial de alcance.
Stories: aproveite para incrementar com caixinha de perguntas, enquetes e muito mais.
Reels: perfeito para alcançar novos seguidores, nos reels você pode dar dicas simples e eficientes que ajudaram no dia a dia do seu cliente.
Post carrossel: conteúdos de dicas e informações atualizadas sobre o seu negócio é uma ótima opção.
Live: esse é um bom recurso para você criar uma conexão com o seus seguidores.
Vídeos longos: usados para assuntos mais densos e que precisam de mais atenção, uma dica é identificar a dor do seu cliente e criar vídeos com esse conteúdo.
Faça o seu planejamento de acordo com as métricas do instagram
É importante fazer uma análise criteriosa nas métricas oferecidas pelo instagram, são elas:
Visitas ao perfil: pessoas acessaram seu perfil através daquele post
Cliques no link da bio: pessoas que clicaram no link da bio através daquele post
E-mails: pessoas que clicaram no botão e-mail
Descoberta: Contas que foram alcançadas e quantas não estavam te seguindo
Alcance: Contas únicas que viram o seu perfil
Impressões: Total de vezes que a sua publicação foi vista
Interaja através do direct e comentários
Nos stories ou CTAs dos posts se coloque à disposição dos seus seguidores para esclarecer dúvidas ou até mesmo dividir experiências com eles. Se mostre interessado também em conhecer quem te segue.
E última dica: Se torne especialista no assunto, crie conteúdo com autoridade e bora dominar! Quer se tornar especialista em Rotulagem de Alimentos? Cadastre na lista VIP para receber informações exclusivas sobre a próxima turma do curso Rótulo Perfeito .