Ju Pereira
Como encontrar clientes para a minha consultoria?
Uma das maiores dores para a consultora é dar o primeiro passo e encontrar o primeiro cliente, se você se viu nesse cenário, está no lugar certo.
No inicio dá um frio na barriga e insegurança de fazer algo errado e isso pode te deixar parada, mas ficar parada não vai adiantar, pois infelizmente um cliente não vai cair na sua frente.
Uma pesquisa do Laboratório da Consultoria de 2019 mostrou que 84% das empresas de consultoria são de pequenos empreendedores. Já em 2021 teve como expectativa de crescimento de 14%. O que quer dizer que você, consultora de alimentos, está no caminho certo e por isso, preparamos 10 estratégias para você colocar em prática e começar a prospecção agora mesmo.
Confira 8 dicas essenciais para você dominar o mercado da consultoria e começar a faturar muito:
1. Defina os serviços e os tipos de negócio que irá focar
A ideia de atirar para todos os lados é tentadora, mas ser consultora é ser especialista. Você pode se especializar em tipos de negócios (indústria, restaurantes, padarias, hamburgueria, etc.) ou pelo serviço, como Rotulagem, Manual de Boas Práticas, Ficha Técnica ou outro serviço, o mais importante é definir os seus.
*Spoiler Alert: Temas cursos completíssimos que você pode começar a se especializar agora mesmo.*
2. Pesquise o seu público e área de atuação para entender cenário atual
Com as definições anteriores, você vai precisar coletar alguns dados como:
Quem são os seus concorrentes?
Como está a economia do setor?
Qual o perfil do seus potenciais clientes?
Quais são as tendências de mercado?
Qual valor cobrado na sua região?
3. Defina a sua persona
Ou seja, o perfil detalhado do seu cliente, o seu cliente ideal. Nessa etapa você vai definir desde quanto ele fatura por mês, quantidade de funcionário, região do estabelecimento, ou seja, TUDO que vá te ajudar a criar uma comunicação mais certeira.
4. Faça parcerias
Com outras empresas, chefs de cozinha… o networking é uma ótima forma de ser indicada para futuros clientes. Você também pode trabalhar com parceria por comissão, ou seja, quem te indicar também recebe uma % do valor no final do seu trabalho.
5. Estude marketing digital.
Você PRECISA utilizar as redes sociais ao seu favor e divulgar conteúdos que irão chegar aos seus potenciais clientes e parceiros. Além disso, conteúdos como blogs e e-mail marketing para uma base de contatos também é um ótima forma de contato.
6. Invista em mídia paga.
Na mídia paga é possível você colocar todas as informações da sua persona e ter um maior alcance para o público alvo do seu interesse.
7. Peça indicação para os seus clientes.
Após uma implantação excepcional que só uma Consultora Expert faz,a indicação é algo que acontecerá naturalmente, mas você também pode pedir ou até mesmo fazer alguma parceria com esse cliente.
8. Invista em palestras gratuitas
Procure um sindicato ou associação ligados ao seu nicho de escolha e ofereça palestras gratuitas. Compartilhar conhecimento é um excelente forma de criar autoridade e reconhecimento, além de se apresentar para o mercado da sua região.
Bom, agora que você tem todos os direcionamentos é hora de colocar a mão na massa e sempre lembrar que quem não é visto não é lembrado. Bora conquistar o seu Primeiro Cliente.