Ju Pereira
Como fazer ficha técnica de alimentos.
Em negócios de alimentação a ficha técnica se faz essencial para garantir o lucro do estabelecimento.
Considerada um dos itens essenciais para o funcionamento do local, a ficha técnica deve ser elaborada com total atenção e isenta de erros para que tenha 100% de efetividade.
A FICHA TÉCNICA NA GASTRONOMIA
Como já mencionamos, a ficha técnica é uma das ferramentas essenciais para o sucesso de um estabelecimento. Mas entenda o por quê:
Previsão de demanda Com a média de saídas de pratos por dia, a ficha técnica possibilita que o proprietário tenha uma previsão de saída de cada ingrediente. Assim, consegue estimar melhor a sua compra e evitar o desperdício e o prejuízo.
Controle de custos Uma das vantagens da ficha técnica também é o controle de custos, pois quando bem elaborada ela já mostra rapidamente uma alteração no valor de cada fornecedor. Assim, você consegue negociar ou até mesmo procurar um outro que se enquadre no orçamento do local.
Treinamento de novos funcionários Com um material padronizado fica fácil de treinar os novos funcionários, não é mesmo?! Além disso, a ficha técnica é um documento que sempre estará à disposição para a equipe consultar. Além de otimizar, vai garantir a padronização de cada prato.
Cumprimento da legislação Em alguns locais é obrigatório o arquivo dos ingredientes dos pratos e suas calorias. Com a ficha técnica você já garante todas essas informações em um só lugar e evita o retrabalho.
Melhor atendimento ao cliente Com a ficha técnica em mãos o estabelecimento não vai precisar se preocupar quando receber um cliente com alguma alergia ou intolerância. Basta uma simples consulta e já saberá quais os pratos disponíveis para aquele indivíduo. Uma dica também é ja deixar sinalizado no menu.
Otimização da engenharia de cardápio A engenharia de cardápio busca destacar os pratos mais lucrativos e a ficha técnica possui essas informações e facilita o seu olhar estratégico na hora da elaboração.
COMO FAZER UMA FICHA TÉCNICA
Para elaborar uma ficha técnica você possui duas opções: o bom e velho excel, ou um sistema de restaurante atualizado automaticamente de acordo com a saída de cada prato.
Qual escolher? Vai depender muito da realidade de cada consultora e também do cliente.
Mas uma coisa é certeza: você precisa seguir os passos abaixo:
Liste todos os pratos;
Colete todas as informações sobre o prato;
Liste as informações administrativas;
Faça os cálculos necessários;
Monte duas fichas técnicas.
Confira o nosso post e entenda mais sobre os 5 passos para criar uma ficha técnica.
ERROS QUE DEVE EVITAR NA FICHA TÉCNICA
Bom, no início mencionamos a importância de elaborar a ficha técnica com total atenção para evitar erros e garantir a maior efetividade dela. Então, a atenção para esses erros deve ser redobrada:
Evite unidades de medidas que dê margem para segundas interpretações.
Opte por unidades de medidas mais exatas como gramas, litros, entre outras.
Não guarde a ficha técnica. Deixe ela sempre a disposição da equipe para qualquer necessidade de consulta.
Restrinja as alterações da ficha a determinados funcionários, qualquer vírgula ou informação incluída de forma precipitada pode causar grandes danos.
Atualize constantemente a cada mudança de valor, a cada ingrediente ou marca incluso.
Continue estudando com a gente no Combo de Boas Práticas e para conquistar clientes para esse e outros serviços com o curso Meu Primeiro Cliente.