Ju Pereira
Consegui meu primeiro cliente, o que faço agora?
Depois de muita prospecção, muita negociação, você conquistou o desejado primeiro cliente. Maravilhoso!
Um misto de alegria e desespero... É agora vem a grande dúvida: fechei a proposta, o que faço agora?
Por isso preparei esse texto com os passos que eu sigo nos meus clientes de consultoria.
Vamos lá?!
Ah já estava quase esquecendo, não deixa de conferir a área de membros e ter acesso gratuito à ferramentas para usar nos seus clientes.
Antes de mais nada...
Elabore um contrato de prestação de serviços
A venda de um serviço de consultoria ou assessoria em nutrição é bem diferente da venda de um produto físico, tangível, como um refrigerador. E por isso, a avaliação da qualidade também é feita de forma diferente. Além disto, em uma consultoria é necessário garantir para ambas as partes, cliente e nutricionista, que o serviço contratado será entregue na forma que foi estabelecida durante as fases de venda.
E é assim que se faz importante a elaboração de um contato, para oficializar e assegurar o acordo firmado.
Este documento deve ser elaborado a fim de garantir que: o cliente não fique sem o serviço e que a consultora não fique sem pagamento. Também, dependendo o acordo, pode ser utilizado para avaliar a qualidade do serviço no final do período, utilizando os termos ali dispostos como metas.
Caso alguma das partes não cumprir com o acordado, o contrato tem respaldo jurídico e deverá ser utilizado para busca de uma reparação. Isto está previsto no código 594 do Código Civil.
Para consultoras, que normalmente estão pequenas empreendedoras, o contrato é mais importante ainda. A perde de pagamentos ou outros recursos em uma consultoria pode prejudicar imensamente o negócio, por isso é imprescindível se proteger.
Nós, consultoras, vendemos o nosso conhecimento. E uma vez transmitido não pode ser “pegado” de volta. Por isso tenha muita atenção ao elaborar o seu contrato. Não é perda de tempo, e sim um investimento em você.

Então, o que deve conter no contrato?
Para ter validade judicial é necessário possuir alguns dados considerados fundamentais. São eles:
Identificação das partes (nome, RG, CPF, nacionalidade, estado civil, profissão e endereço);
Objeto do contrato detalhado – nada mais é que a descrição do serviço acordado, bem como as etapas e estruturas necessárias para realização;
Obrigações do contratado – deve estar descrito todas as suas atividades, bem como da sua equipe se houver, que serão determinantes para a entrega do serviço dentro da qualidade esperada;
Obrigações do contratante – neste tópico descreva com detalhes as ações que o cliente deve executar ou fornecer para que o serviço se concretize. Cabe aqui, incluir a obrigação de realizar o pagamento em dia.
Preço e condição de pagamento – esta etapa exige atenção total, e deve estar exatamente conforme negociado. É nesta cláusula que estipula o valor do contrato, e caso seja necessário apoio judicial, tudo será baseado aqui. As condições de pagamento oficializam a forma que foi acordada, e é ideal incluir um prazo limite, para evitar atrasos ou permitir a cobrança de juros caso haja inadimplência.
Prazo – aqui deve ser estabelecido a validade do contrato e a entrega do serviço. A legislação permite contratos de no máximo 4 anos e também sem período determinado, e neste último, dando a possibilidade de rompimento de uma das partes a qualquer momento sem que haja prejuízos ou multa. Para consultoria, sugiro incluir uma cláusula que estabeleça os termos para romper o contrato.
Condições gerais – tudo que não estiver estabelecido nos itens anteriores e for importante, constará neste item. Eu normalmente incluo neste tópico, cláusula sobre confidencialidade, por exemplo.
Rescisão, multa e descumprimento – por último, mas não menos importante, ou talvez mais importante. Neste tópico devem ser estabelecidos as condições que determinam o descumprimento de contrato. E serve para ambas partes, contratado e contratante.
Muita informação e muito detalhe né?! Por isso para te ajudar ainda mais, tem um modelo de contrato para download na área de membros, só clicar aqui.
Agora vamos voltar para os passos iniciais ao fechar a consultoria...
Passo 1 – Faça uma reunião de alinhamento
Sei que, dependendo do cliente, já foram realizadas várias reuniões até o fechamento da proposta. Entretanto, é fundamental realizar uma reunião de alinhamento para manter a boa comunicação. Neste encontro convide, não apenas o cliente, mas também aqueles colaboradores que serão essenciais na realização do projeto.
O objetivo dessa reunião e repassar os serviços contratados e as suas etapas, e estabelecer em conjunto o objetivo dessa consultoria, além de tirar dúvidas sobre o projeto. Por exemplo, se o serviço é elaboração de fichas técnicas, qual o objetivo? Reduzir custos? Padronizar os preparos? Faça o cliente expressar verbalmente o motivo, reforçando assim para os colaboradores a importância do seu trabalho.
Passo 2 – Realize um diagnóstico
Sempre inicio os meus projetos com um diagnóstico operacional, ou como eu explico para os meus clientes, um raio-x da situação atual. Nesta etapa, eu avalio os processos atuais referentes ao serviço contratado, mas também todos os procedimentos que envolvem a cadeia de produção. Procuro sempre fotografar, filmar, levantar todas as informações que possam impactar no trabalho e também que possam ser utilizadas como argumentos para demonstrar a entrega do serviço.
Sempre alinhe com o contratante essa etapa. É fundamental que ele entenda a necessidade de entender a situação atual para avaliar o trabalho no final, mas evite comunicar a equipe o dia da visita.
Passo 3 – Trace um plano de ação
Com a tríade de informações coletadas: o que o ciente quer, a situação real, e o serviço contratado, está na hora de traçar o seu plano de trabalho ou de ataque, como chamo carinhosamente...
Estabeleça as atividades e as necessidades em cada uma. Também defina o responsável e um prazo de execução. Apresente a todos envolvidos no projeto e alinhe. Com a aprovação de todas, envie ao contratante.
Passo 4 – Implantação
Essa é a etapa mais intensa, e a mais divertida. É o momento de realizar o trabalho contratado, de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. O plano de ação é o seu guia nas prioridades e prazos.
Tenha uma boa comunicação com a equipe e com o contratante, e sempre que necessário refaça a reunião de alinhamento. Não deixe para falar no final do projeto, algo que impactou na entrega.
Lembre-se, por mais que o cliente tenha suas obrigações no projeto, ele espera que ao final de tudo você entregue o que prometeu. Então sempre que ocorrer algo que prejudique o resultado, pare tudo e converse.
A comunicação é sua melhor ferramenta.
Passo 5 – Entrega do projeto
O trabalho não é finalizado na entrega do documento ou última visita. Sugiro que ao final do trabalho, assim como foi no início, seja realizado uma reunião... De encerramento.
Neste momento você entrega copia de todos os documentos implantados, apresenta o antes e depois, faz uma análise dos números do estabelecimento que foram impactados com seu trabalho. Por mais que o cliente tenha vivenciado, é importante juntar todas as informações e apresentar no final.
Use essa reunião para colher depoimentos e entregar o distrato, que é o documento que encerra oficialmente a consultoria.

São várias etapas até a conclusão da consultoria, e cada profissional desenvolve a sua própria metodologia. Essa é a forma que eu lido com os meus contratos, com pequenas alterações dependendo do serviço. O mais importante de tudo, é você se sentir segura. E a segurança vem do planejamento. Conhecimento você tem. Você é capaz. Acredite em você, se organize e estará pronta para iniciar a sua primeira consultoria. Ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo? Escreve um comentário e será um prazer te ajudar.