top of page
  • Foto do escritorJu Pereira

O que é Manual de Boas Práticas?

Se você nos acompanha há um tempo já está cansada de ouvir sobre Manual de Boas Práticas, afinal temos até um curso sobre, não é mesmo? (clique aqui).


Mas hoje o conteúdo é diferente, é aquele tipo de material para você salvar e ter em mãos para tirar as suas dúvidas de forma rápida e para você mandar para todas as suas amigas também consultoras. Confira:



O QUE É MANUAL DE BOAS PRÁTICAS?


  • Segundo RDC 216: Documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado.


  • Tradução Expert: O Manual de Boas Práticas é um documento que contém todos os procedimentos e operações que são realizadas em um negócio de alimentação. Ele descreve os detalhes do estabelecimento, como as estruturas físicas, os processos de recrutamento e capacitação da equipe e muito mais.


  • Objetivo principal: O maior objetivo do Manual de Boas Práticas é padronizar os processos, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade da equipe.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE MBP e MBPF?


Aqui temos o Manual de Boas Práticas e o Manual de Boas Práticas de Fabricação. Entenda:


Relembrando que o objetivo principal dos manual é relatar um conjunto de procedimentos para garantir um padrão mínimo de qualidade. Portanto, ambos os manuais também são aplicados em estabelecimentos como farmácias, clínicas, fábricas, entre outros.


Enquanto o MBPF é regido pela RDC Nº 275/2002 que estabelece os procedimentos operacionais padronizados para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e através do Check list presente no regulamento, determina a obrigatoriedade do MBPF.


O MBP como já mencionamos é regido pela RDC 216/2004 que estabelece as boas práticas para serviços de alimentos.



DIFERENÇA ENTRE MBP E POP:


  • Segundo RDC 216: O Procedimento Operacional Padronizado é um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.


  • Tradução Expert: Enquanto o MBP descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, o POP descreve como serão realizados os procedimentos de forma detalhada.



Mas afinal, quem pode elaborar um MBP?


Nutricionistas, veterinárias (os), chefs de cozinha, engenheira de alimentos ou qualquer profissional que passar pela capacitação dos seguintes temas:


  • Contaminantes alimentares;

  • Doenças transmitidas por alimentos;

  • Manipulação higiênica dos alimentos;

  • Boas Práticas.


Esperamos que esse conteúdo te ajude a esclarecer as suas dúvidas e se ficou com vontade de aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos de Boas Práticas, se inscreva no nosso COMBO BOAS PRÁTICAS.


Abraços,

Equipe Consultora Expert.



Clique aqui e acesse outros conteúdos como esse.

bottom of page