top of page
  • Foto do escritorJu Pereira

Qual a diferença entre Manual de Boas Práticas e POP?

Muito se fala em Manual de Boa Práticas e POP mas às vezes com tanta informação vindo de todos os lados e de diferentes formas nós entendemos que a diferença entre eles pode não ficar muito clara tanto para nós consultoras de alimentos e também para o próprio dono do negócio de alimentação.


O objetivo da Consultora Expert é esclarecer todos esses pontos e deixar todas as informações mais claras para te deixar mais segura e conseguir vender esse serviço com maior clareza e efetividade.


E sendo bem objetiva, a diferença é que enquanto o MBP descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, o POP descreve como serão realizados os procedimentos de forma detalhada.


Mas agora continue lendo para entender mais sobre esses dois documentos que são extremamente importantes e obrigatórios.





O QUE É MANUAL DE BOAS PRÁTICAS


O Manual de Boa Práticas é o guia dentro da cozinha, nele contém informações de todas as atividades exercidas dentro do estabelecimento que tem como principal objetivo garantir a segurança e a qualidade dos alimentos desde a sua manipulação até a comercialização.


Esses procedimentos descritos no Manual tem como principal objetivo minimizar a contaminação dos alimentos através de procedimentos padronizados, pois 1 prato está sujeito a muitos riscos de contaminação durante o seu preparo, sendo obrigatório para todos os estabelecimentos produtores e industrializadores, ele é um guia quanto às práticas seguras.


Existem dois tipos de Manual de Boas Práticas: o MBPF e MBP e a diferença deles falamos mais aqui nesse outro artigo.



O QUE TEM NO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS?


Como falamos acima, o manual descreve quais ações deverão ser realizadas dentro do estabelecimento e são elas: planilha de controle de temperatura, checklists e até eles, os POPs. Além disso, nele também está descrito as instalações físicas, operações do dia a dia descrevendo desde o que será feito, mas também como, quando, com o que e por quem.


Todos esses pontos que falamos devem ser elaborados por um

profissional da área de alimentos e toda a equipe deve estar

ciente e apta para exercer o que está descrito.


O Manual também é aquele que vai mostrar para a vigilância ou até mesmo um novo funcionário como que a cozinha funciona, por isso deve ser claro e objetivo em todas as informações.


A RDC 216 ainda específico que deve conter no mínimo:

  • Os requisitos higiênicos-sanitários dos edifícios;

  • A manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios;

  • O controle da água de abastecimento;

  • O controle integrado de vetores e pragas urbanas;

  • A capacitação profissional;

  • O controle da higiene e saúde dos manipuladores;

  • O manejo de resíduos;

  • Controle e garantia de qualidade dos alimentos preparados.



O QUE É POP?


Segundo a RDC 216, o Procedimento Operacional Padronizado é um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.


O POP descreve como serão realizados os procedimentos de forma detalhada, como se fosse uma receita de bolo, sabe?! Como o passo a passo detalhado, desde a lista de ingredientes até o modo de preparo. Ele é um documento extremamente detalhado e essencial para o funcionamento de um negócio de alimentação.


Para ilustrar melhor, imagine que você quebrou o pé e está de repouso por alguns dias. A sua casa precisa ser limpa e só tem o seu/sua companheiro(a) para ajudar e a pessoa não é muito boa com serviços domésticos, então você precisa descrever TUDO: quem faz, como fazer, os materiais necessários, onde comprar, como diluir, como usar, a frequência, etc…


Bom, é mais ou menos isso… Só que em uma cozinha com várias pessoas e com vários processos, não só o de limpeza.

Ficou claro agora essa diferença?

Enquanto um fala sobre as operações realizadas, outro descreve de forma minuciosa todas elas. O MBP é um documento muito maior do que o POP pois contém informações de todas as operações da cozinha.


Se você quer saber mais sobre essa diferença e se aprofundar mais no Manual de Boas Práticas afim de oferecer esse serviço no seu serviço de consultoria, o ebook Como Elaborar e Implantar MBP está disponível para você dar o primeiro passo e ir em direção a sua independência financeira.


bottom of page