Ju Pereira
Tudo o que você precisa saber para precificar sua consultoria.
A hora de colocar um valor no trabalho para algumas pessoas pode ser uma grande dificuldade não só na consultoria mas em qualquer autônomo.
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que preço é relativo, para consultoria de alimentos não há um valor exato ou uma tabela a se seguir. As tabelas de honorários existentes são para a profissão, como as nutricionistas. Se esse for o seu caso, é importante entender que é obrigatório usar os valores estipulados lá.
Agora se a sua profissão não determina valores, vamos apresenta alguns métodos.
ETAPA 1
QUAL O SEU VALOR?
Antes de de fato colocar um valor no seu trabalho, se valorize! Considere todos os anos de faculdade, todas as madrugadas em valor e cursos que você fez ou quer fazer.
O preço que você vai colocar no seu serviço não está relacionado somente a horas trabalhadas e sim em toda a sua expertise e trajetória até aqui.
Para o seu planejamento olhe o cenário em 360°, pensando em você, no seu cliente e qual o resultado que pode entregar. E se ainda não está tão claro quais são esses resultados, faça uma lista com os motivos pelo qual um negócio de alimentação vai querer e precisar te contratar.
A gente te ajuda a começar, você tem conhecimentos que o cliente não tem! Use isso a seu favor.
ENTENDA A DEMANDA DE CADA CLIENTE
Todo serviço de consultoria deve individualizado, cada cliente tem a sua dor e você precisa entendê-las às vezes antes mesmo do que ele.
A demanda vai variar de acordo com cada local, mas para ajudar você já pode deixar definido se vai cobrar por hora ou por projeto (calma que já vamos falar sobre isso).
COLOQUE O PÉ NO CHÃO
Outros pontos a considerar ao planejar o valor da sua consultoria são as suas despesas, o seu estilo de vida, como está o mercado dos negócios de alimentação e quais são e o que os seus concorrentes estão fazendo.
ETAPA 2 - HORA DE PRECIFICAR
Depois de considerar todos os pontos que citamos acima, você deve:
Definir o escopo e a duração do serviço. Cada cliente demanda um esforço diferente e isso impacta diretamente o valor final.
Considerar o tempo de experiência que você tem na área também, pois ele é um bom termômetro, a sua expertise é um ponto que deve ser valorizado.
Compreender a região atendida e os seus concorrentes. Caso você atenda de forma remota, isso continua sendo indispensável para você estipular a sua precificação.

CONHEÇA OS DIFERENTES MÉTODOS DE PRECIFICAÇÃO
Existe mais de uma metodologia que podemos usar na hora da precificação e você deve variar a sua com determinado tempo e diferentes tipos de demandas de clientes.
Você pode sim ter alguns valores pré definido mas também deve personalizar de acordo com a especificidade e serviços.
PRECIFICAÇÃO POR HORA
Essa é a forma que utilizamos por aqui, e para você calcular o valor da sua hora é só fazer essa fórmula:
Calcule o quanto gostaria ou precisa ganhar ao ano
Divida pelo número de semanas que pretende trabalhar no ano
Divida pelo número de horas que pretende trabalhar por semana
Com o resultado final acrescente seu Markup.
O markup é um índice multiplicador usada na precificação de produtos e serviços. E ele considera seus gastos fixos, variáveis e lucro.
POR PROJETO
Quando falamos em cobrar por projeto o lado positivo é que é mais simples pois não precisamos acompanhar as horas trabalhadas.
O cálculo deve iniciar com o seu valor por hora já pré estabelecido e após avaliação minuciosa do escopo do projeto calcular quantas horas você precisará para concluir. Para facilitar, liste todas as etapas e quantifique nas horas que acha que tomará cada atividade, depois é só seguir a fórmula acima e acrescentar seu markup.
Resumindo, não deixa de ser um cálculo por horas, mas você já entrega o valor fechado para o cliente.
PAGAMENTO MENSAL
Essa forma de precificação é quando você tem clientes fixos, normalmente de assessoria em boas práticas, que você realiza visitas semanais ou quinzenais. O valor do mês também será calculado considerando o valor da sua hora e do tempo que ficará no cliente . Pode ser uma segurança tanto para você, mas também para o cliente saber que você estará disponível para ele durante todo o mês.
Consultora, sabemos que são muitas informações e as vezes para quem ta começando é dificil saber quando e como dar o primeiro passo.
A precificação é um ótimo start e listar todos os seus serviços e estipular horas para cada um já é um bom começo.
E se você quiser saber mais sobre precificação e como dar o primeiro passo, no curso Meu Primeiro Cliente nós vamos juntas nessa trajetória e te ajudamos a de fato conquistar e manter o seu primeiro cliente.
Bora dominar?
Equipe Ju Pereira.